quarta-feira, 23 de março de 2011
ORQUESTRA
Quem já não se maravilhou durante uma apresentação musical conduzida por uma orquestra?
Mesmo sem ser especialista em música dá para ter uma idéia do quanto deve ser trabalhoso e gratificante criar beleza e encantamento por meio dos sons de tantos instrumentos diferentes.
Imaginar as técnicas e o talento necessário para executar uma sinfonia tem sido uma curiosidade minha e por isso me dediquei a pesquisar um pouco a respeito.
Decidi compartilhar algumas informações aqui no blog, porque acredito que o conhecimento leva à valorização.
Seguem abaixo texto e vídeo:
[Como funciona uma orquestra (Texto extraído do site da Orquestra da Petrobrás http://www.petrobrasinfonica.com.br/)
Sinfônicas e Filarmônicas - O termo "sinfônica" faz referência a uma consonância de sons. Em outras palavras, uma orquestra sinfônica é um grupo de músicos que tocam juntos, em harmonia. O termo "filarmônica" diz respeito ao sustento de uma orquestra – se ela é filarmônica, então é mantida por uma sociedade de amigos ou uma entidade privada. Em oposição, com o tempo, Orquestra Sinfônica passou a ser o nome de um grupo mantido por uma instituição pública, o governo de um País, de um Estado, a prefeitura de uma cidade. Mas, no final das contas, uma Orquestra Filarmônica também é sinfônica, já que nela os músicos também tocam juntos, em harmonia.
Qual o tamanho de uma orquestra? O tamanho de uma orquestra pode variar de acordo com alguns fatores, pode ser grande (Orquestra Sinfônica) ou reduzido (Orquestra de Câmara). O critério é a intenção do compositor ao escrever uma peça, suas idéias musicais. É ele que decide quantos e quais os instrumentos necessários. E aí, da mesma forma que as idéias dos compositores são bastante variadas, as formações orquestrais também podem ser.
Como se compõe uma orquestra? Imagine-se sentado na platéia de um teatro, de frente para o palco onde se apresenta uma orquestra sinfônica. Você vai reparar uma certa ordem na distribuição dos músicos. Ela não é, como alguém poderia imaginar, aleatória. Pelo contrário, trata-se de um universo altamente organizado e harmônico, composto de quatro naipes ou famílias de instrumentos:
- Cordas
- Madeiras
- Metais
- Percussão
Cada um desses naipes tem suas características específicas. No naipe de cordas, o som ou é fruto do atrito entre cordas retesadas, esticadas, e um arco, ou ainda, os dedos dos músicos (os famosos dedilhados). Já nas madeiras e metais, o som é produzido por meio do ar assoprado pelos artistas. Na percussão, é preciso agitar ou percutir os instrumentos para se chegar ao som.]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário