segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
COMPULSÃO ALIMENTAR
Quando o ato de comer se torna mais importante do que o alimento, muita atenção e cuidado! Você pode estar sofrendo de Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) .
Mais comum do que se imagina, já que não são apenas os gordinhos que sofrem com este problema, como qualquer outro distúrbio alimentar, é preciso encontrar um tratamento que ajude a perceber a causa desta compulsão. São vários os fatores que podem influenciar no desenvolvimento do TCAP, mas o primeiro passo é identificar os sintomas. Então, fique atento e reflita sobre os sintomas da compulsão alimentar listados por especialistas, no site http://www.portalvital.com/saude/alimentacao/gula-ou-compulsao-entenda-melhor-a-sua-relacao-com-a-comida:
– Empanturrar-se sem ter fome nenhuma.
– Comer rápido sem notar o sabor e achar que precisa de grandes quantidades.
– Optar por fazer as “farras” quando está sozinho.
– Esconder os alimentos para não ter que dividir.
– Após os ataques de gula, sentir-se culpada, impotente e até com repulsa das próprias atitudes.
– Ter a comida como o centro das atenções. Nem bem almoça e já pensa na próxima refeição.
– Estar insatisfeito com o corpo e, ainda assim, não conseguir deixar de “comer bobagens”.
– Apresentar o típico comportamento extremista: ou não come nada ou devora tudo.
Aqui vai apenas um alerta. Caso se interesse mais pelo assunto, você pode consultar outros sites, além do Portal Vital:
http://www.alimentacaosaudavel.org/Compulsao-Alimentar.html
http://www.brasilescola.com/psicologia/compulsao-alimentar.htm
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
MAIS UMA VEZ...CARNAVAL
Para quem não conhece, vão algumas informações sobre a origem do Carnaval.
"Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..1 É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.
O carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guiness Book como o maior carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo." Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
Quem se interessar por mais fontes de pesquisa é só seguir os links:
http://www.suapesquisa.com/carnaval/
http://www.mundoeducacao.com.br/carnaval/as-origens-carnaval.htm
Esperemos que a festa deste ano seja de mais alegria e menos violência do que nos anos passados.
Bom divertimento a todos!!!
Assinar:
Postagens (Atom)