quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

EXCESSO DE INFORMAÇÃO


O que fazer com tanta informação circulando entre nós?
Como lidar com este excesso de informação?
Como não se deixar envolver pela neurose da informação?

Tenho pensado nisso ultimamente, pois venho me sentido um tanto pressionada pelas facilidades de comunicação e o montante de informação que a tecnologia proporciona a todos nós a cada minuto.
Basta se ligar ao computador, à televisão, ao rádio ou ao telefone para que uma avalanche de informações te deixe atordoado.

Para aqueles menos disciplinados, navegar pela internet é uma aventura sem rumo. Inscrever-se nas redes sociais, sem noção dos seus objetivos, é perda de tempo e de energia. Assistir televisão, para não se sentir sozinho, é uma ofensa à capacidade intelectual do ser humano. Ficar no telefone, sem ter nada importante para falar, é uma agressão ao seu orçamento financeiro.

Depois que me inscrevi nas redes sociais Orkut e Facebook, comecei a notar a dificuldade de gerenciar todos os meios disponíveis para me comunicar com as pessoas.
Blog, Orkut, Facebook, e-mail e telefone, como administrar todos eles?

Percebi que se você não estabelece uma rotina, não se organiza, não se disciplina, passa a maior parte do dia envolvido com todas estas facilidades tecnológicas e deixa de fazer outras coisas mais úteis e necessárias.

Prometi a mim mesma pesquisar mais sobre isto.
Trarei mais informações nas próximas postagens.
Por enquanto fica um alerta: Não se deixe transformar num neurótico tecnológico! Use o bom senso. Neurose nunca vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário